terça-feira, junho 06, 2006

Confissões de uma máscara

Yukio Mishima
Vertente Editora

Tradução de Manoel Paulo Ferreira

Confissões de uma Máscara é um romance auto-biográfico, concentra-se principalmente na infância e adolescência de Mishima. Nesse que foi seu primeiro livro de sucesso, o autor afirma que se lembra do exato momento do seu nascimento e parte deste instante. Narrado em um estilo quase poético, próximo do leitor, sem esconder dúvidas e a complexidade que envolve o personagem/autor Mishima, pseudônimo de Kimitake Hiraoka.

O autor cita aqui alguns personagens da mitologia cristã, principalmente São Sebastião e Joana D’Arc. Esta última, por muito tempo, o narrador tomou por um homem, São Sebastião ele conheceu através da pintura de Guido Reni que viu reproduzida em um livro. Encantado com sua beleza passava horas diante da gravura, foi observando o santo que teve sua primeira ejaculação. A imagem perseguiu-o por muito tempo. Há inclusive uma famosa foto de Mishima em pose de São Sebastião.

Neste livro Mishima já trata também da questão da homossexualidade, descrevendo, por exemplo, a paixão que nutriu por Omi, aluno que estudava na mesma escola que ele.
Dentre os autores ocidentais citados no livro destaco Oscar Wilde e Stephan Zweig.
Mishima foi um leitor ávido, ainda muito jovem teve contato com autores franceses e ingleses. Antes dos quatorze anos, para infelicidade do pai que considerava a literatura um verdadeiro veneno na sua vida, Mishima já trilhava o caminho das letras.

Há um filme do diretor Paul Schrader sobre o autor, Mishima: Uma vida em quatro capítulos, de 1985.

Mishima nasceu em Tóquio, em 1925 e suicidou-se em 1970 segundo o ritual do Seppuku.
.......
imagem:
São Sebastião, Guido Reni

Marcadores: ,

2 Comments:

Blogger Udo Baingo said...

Muito interessante...

08 junho, 2006 12:09  
Anonymous Anônimo said...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»

19 julho, 2006 22:53  

Postar um comentário

<< Home

Free Web Hit Counters
Free Counters