segunda-feira, julho 03, 2006

Contos fantásticos no labirinto de Borges


Borges é um sobrenome de luxo. A música brasileira que o diga, com Lô, Márcio, Telo, e toda a dúzia de irmãos. E até na literatura portenha eles estão, representados pela figura de Jorge Luiz. Pois é sobre esse grande escritor que eu pretendo falar. Poderia, em outra ocasião, falar da família mineira, mas fugiria do escopo desse nosso espaço.

Não conheço quase nada de Jorge Luiz Borges. Um dos poucos que eu li não é dele, um e-mail desses que passam por todo mundo, com mensagenzinha bonitinha, geralmente atribuído a um autor famoso. Não, "Intenções" não é dele, apesar de vários sites em diversas línguas dizerem que é.

Essa lacuna em minha vida foi parcialmente preenchida com o livro "Contos fantásticos no labirinto de Borges", de Bráulio Tavares. Trata-se de uma antologia de contos com temática borgeana escritos por autores clássicos. Participam nomes como Franz Kafka, Robert L. Stevenson, Nathaniel Hawthorne e Ambrose Bierce, figuras eminentes da literatura fantástica; Ellery Queen, Edgar Allan Poe, G.K. Chesterton, representando o gênero policial; Ray Bradbury e H.G. Wells, para não deixar a ficção científica de fora. Também foram selecionados alguns autores admirados por Borges, mas desconhecidos no Brasil, como Nelson Bond, Léon Bloy e Lord Dunsany. Os dezoito contos têm em comum uma referência à extensa obra de Jorge Luiz Borges: seja pelo fato de ele ter usado a mesma temática, ou por se referir à obra em seus ensaios, ou por simplesmente admirar o tal artista.

Antes de cada conto, Bráulio Tavares apresenta uma breve biografia do respectivo autor e o motivo de ter sido escolhido para a antologia. Mas o grande trabalho dele nesse livro - além de selecionar dezoito contos num universo gigantesco - é o posfácio, uma biografia de Jorge Luiz Borges contada através da sua obra literária, com referência aos contos aqui presentes.

E, para terminar, um pequeno teaser, o primeiro parágrafo de "O acabacaxi de ferro", de Eden Phillpotts (1862-1960), escritor inglês um tanto desconhecido por aqui. Esse conto foi incluído na antologia "Los mejores contos policiales", de Borges e Adolfo Bioy Casares.

"Escrever será para mim reconfortante. Foi reconfortante contar a minha esposa, mas o conforto foi-se quando ela se recusou a acreditar no que eu contava e sugeriu enviar-me a um médico."

4 Comments:

Blogger Leila Silva said...

Phla,

Que maravilha. Já está na minha lista.
Abraços

04 julho, 2006 09:42  
Anonymous Anônimo said...

Your website has a useful information for beginners like me.
»

19 julho, 2006 22:52  
Anonymous Anônimo said...

Here are some links that I believe will be interested

31 julho, 2006 08:51  
Blogger seguidorlovecraft said...

Olá,
Embora eu esteja no início da leitura, estou gostando muito desse livro. Bráulio Tavares realmente preenchei a lacuna contida na vida de muitos leitores, inclusive daqueles que, como nós, fãs de Jorge Luís Borges.
De acordo com a leitura, estou publicando em meu blog artigos, comentários a respeito das obras contidas nesse livro, bem como, assim farei, de outros que estou para ler.
Fique a vontade para ler, e, caso achares interessante, comentar.
http://seguidorlovecraft.blogspot.com/

Até mais ver

31 outubro, 2007 16:30  

Postar um comentário

<< Home

Free Web Hit Counters
Free Counters