domingo, junho 25, 2006

Lima Barreto o rebelde imprescindível

Luiz Carlos Leitão
Ed. Expressão Popular, SP, 2006



Aluizio Alves Filho*

País onde pouco se lê, são raras, no Brasil, as experiências criativas relacionadas à expansão do mercado do livro. A primeira digna de menção foi iniciativa de Monteiro Lobato que após fundar, em 1918, a primeira editora de porte do país (a Monteiro Lobato & Cia) constatou que os pontos de venda de livros no Brasil contavam-se nos dedos e expandiu-os escrevendo para armazéns, quitandas e farmácias espalhadas por cidades interioranas propondo que vendessem livros em consignação. O resultado foi um sucesso. Muitas décadas depois surgiram outras idéias originais que merecem menção especial. Nos anos setenta a Abril Cultural voltou a expandiu os pontos de venda colocando livros em bancas de jornal. Na mesma década, o Círculo do Livro vendeu milhares de exemplares ofertando-os de porta em porta. Foram dois novos sucessos.
Outras estratégias que tiveram bons resultados derivam da publicação de coleções compostas pelos chamados livros-de-bolso. São experiências pioneiras e vitoriosas na venda deste tipo de livro, a coleção Cadernos do Povo Brasileiro, da Editora Civilização Brasileira, no início dos anos 60, a coleção Textos Paralelos, da editora Achiamé, na década de setenta, e a coleção Primeiros Passos, da Brasiliense a partir dos anos 80. Nos dias presentes, a editora Expressão e Cultura volta a valer-se da estratégia do livro-de-bolso. Mas o faz com criatividade renovada, como são indicativos os objetivos da coleção que acaba de lançar, intitulada: Viva o Povo Brasileiro. Os propósitos implicam em vender livros a preços muito accessíveis voltados para a divulgação da vida e da obra de personalidades, cujos nomes estão ligados às lutas do povo brasileiro por autonomia e dias melhores.
A primeira fornada da coleção da Expressão e Cultura que acaba de chegar às livrarias é composta por 3 livros, a saber: o de Anita Leocádia Prestes, Luiz Carlos Prestes - Patriota, Revolucionário, Comunista; o de Luiz Carlos Leitão, Lima Barreto – O Rebelde Imprescindível; e, o de Lincoln de Abreu Penna, Roberto Morena – O Militante. Os livrinhos medem 15 /10 cm, tem em torno de 100 páginas, bom visual, e além do ensaio contém bibliografia comentada, tendo sido escritos com evidente emoção por autores que entendem do riscado.
Na impossibilidade de falar sobre os 3 nos limites de uma resenha, optamos por fazer um breve comentário a respeito do livro sobre Afonso Henrique de Lima Barreto (1881 - 1922), escrito por Luiz Ricardo Leitão, professor do Departamento de Letras da UFRJ. O pesquisador vale-se do método que implica em colocar o autor estudado em seu próprio contexto histórico e pensá-lo à luz de suas circunstâncias existências. É desta forma que Ricardo Leitão examina a relevância da literatura de Lima Barreto – negro nascido numa sociedade marcada por forte grau de racismo, vivendo num subúrbio do Rio de Janeiro, funcionário público subalterno e com sérios problemas de alcoolismo. Também chama a atenção para as formas peculiares com que Lima Barreto se engaja nas lutas do seu tempo. Relevantes considerações de natureza comparativa são ainda estabelecidas, entre o autor de “Os Bruzundangas” e outros gigantes literários seus contemporâneos, como Machado de Assis, o bruxo do Cosme Velho e o grande Monteiro Lobato.
Os 3 pequenos grandes livros da recém lançada coleção da Expressão Popular tem tudo para cair no agrado do público e vender como pipoca, pois além da qualidade o preço cobrado cabe no bolso do leitor.

* Professor do Departamento de Ciência Política da UFRJ.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Imprescindível é o resgate`aos bravos que resistiram nesse país. Acho que devemos ficar atentos aos próximos lançamentos.
Nico
http://blogdonico.zip.net

25 junho, 2006 10:20  
Anonymous Anônimo said...

Excelente informação, assim como excelente é a iniciativa da editora.

27 junho, 2006 23:24  
Blogger Leila Silva said...

Eu ignorava este trabalho de Monteiro Lobato. Informações preciosas.
Abraços
Leila

04 julho, 2006 09:58  

Postar um comentário

<< Home

Free Web Hit Counters
Free Counters