sábado, julho 22, 2006

Reparação

Reparação
Ian McEwan

Companhia das Letras

Tradução de Paulo Henriques Britto

Li Reparação recomendado (e emprestado) por uma amiga. Uma leitura não muito fácil, na qual a custo engrenei e que exigiu de mim uma paciência e concentração que eu julgava não ter. O texto, por vezes pesado, repleto de informações, detalhes e descrições (aparentemente desnecessários), me soou, a princípio, um tanto "antiquado" — levando-se em conta que havia sido escrito nos dias de hoje. Falando assim parece que a leitura se constituiu num tormento, o que seria fato se no fim não houvesse uma justificava bastante convincente para tudo o que me soou "estranho". Valeu a pena avançar e chegar ao final (e que final!), quando a gente se dá conta da grande habilidade do autor. Um belo jogo de "alternâncias" que só mesmo alguém tarimbado seria capaz de imaginar, e de ousar colocar em prática.

Na tarde mais quente do verão de 1935, na Inglaterra, a adolescente Briony Tallis observa uma cena que atormenta sua imaginação: sua irmã mais velha, sob o olhar de um amigo de infância, tira a roupa e mergulha, apenas de calcinha e sutiã, na fonte do quintal da casa de campo. A partir desse episódio e de uma sucessão de equívocos, a menina, que nutre a ambição de ser escritora, constrói uma história fantasiosa sobre a cena que presencia. Comete um crime com efeitos devastadores na vida de toda a família e passa o resto de sua existência tentando desfazer o mal que causou.

Ian McEwan nasceu em 1948, em Aldershot, Inglaterra. Publicou duas coletâneas de contos e, entre outros romances, A Criança no Tempo, O Jardim de Cimento (adaptado para o cinema), Amor Para Sempre (idem) e Amsterdam, de 1998, vencedor do Booker Prize, o principal prêmio literário da Grã-Bretanha. McEwan é também autor de roteiros cinematográficos.

Wagner Campelo

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

É um belo livro, com certeza. Lembro também que lhe emprestei "Sábado", do mesmo autor, que você detestou e eu gostei, mas nem eu mesma entendi porque gostei.

04 agosto, 2006 21:39  

Postar um comentário

<< Home

Free Web Hit Counters
Free Counters