quarta-feira, janeiro 10, 2007

Djanira

A arte de Djanira reflete a imagem do cotidiano do brasileiro, seu rico folclore, a labuta diária, a religiosidade, os hábitos e costumes, tão bem descritos pela artista que amava o seu povo.
Nascida em Avaré, 1914, interior paulista que então verdejava de pés de café, Djanira era descendente de índios e de imigrantes austríacos. Em 1932, casa-se e vai morar na capital paulista.
Chega ao Rio de Janeiro em 1939, depois de se recuperar de uma tuberculose pulmonar e passa a residir em Santa Teresa. No lendário bairro carioca, teve chance de travar contato com nomes como Emeric Marcier, Milton Dacosta, Arpad Szénes, Maria Helena Vieira da Silva e Carlos Scliar, entre muitos outros.
A primeira exposição foi no Museu Nacional de Belas Artes, quando recebeu a Menção Honrosa, em 1943. Daí para frente foram inúmeras mostras realizadas tanto no Brasil quanto no exterior.

No ano seguinte, a pintura O circo, recebe medalha de bronze no Salão Nacional de Belas Artes. Um marco importante foi 1945, quando conheceu pessoalmente expoentes da arte mundial como Chagall, Miro e Léger. Em 46, exibe sua arte em Nova York e Paris.
Durante uma viagem a Salvador, em 1950, conhece o poeta e historia
dor Jose Shaw da Motta e Silva, que se tornaria seu segundo e ultimo marido.
Os 20 anos de sua carreira motivaram uma exposição individual no MNBA e em 1976, seus 35 anos de vida
artística são igualmente festejados no Museu. Na ocasião são realizados filmes documentários da sua obra pelos cineastas Paulo Rovai, Paulo Gil e Nelson Penteado.
Um infarto, em 1979, encerrou a carreira desta que é considerada uma das maiores pintoras brasileiras; 5 anos depois seu espólio é acomodado no MNBA. Ao todo são 813 obras, doadas por Jose Shaw da Motta e Silva, viúvo da artista.

"Comecei a pintar desenhando o mundo modesto que me cercava: meus animais, minha varanda, o interior da casa, retratos de vizinhos. Estudos de observações amorosas das coisas que estimava. Tudo em preparação lenta, porque, graças a Deus, nunca fui habilidosa". Nessa confissão modesta, a pintora Djanira (1914-1979) revela instintivamente a temática de sua obra singular, considerada como uma janela para a arte brasileira. "O povo comum, o folclore, a vida cotidiana, exercem sobre mim a maior atração", costumava afirmar a pintora, dona de estilo característico em assuntos plásticos de inspiração nativa.
Corpulenta figura de mulher, meio índia e dedicada à produção multicolorida de temas populares nacionais, ela foi uma autodidata. Profundamente intuitiva, Djanira compôs uma extensa obra de cunho formalista. Rotulada no começo como primitiva e nayf, ela superou as críticas ao pintar motivos alegres e tipicamente nacionais, passando a ser considerada como monstro sagrado e lírico da pintura brasileira. O escritor Jorge Amado, seu amigo pessoal, numa só frase resumiu a essência da artista: "A obra de Djanira é o Brasil".
Vera do Val - Rose Rose Rosebud
Auto-retratos

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Estive algumas vezes com Djanira em CaboFrio, ela alugava uma casa lá, era amiga de Scliar, Jean Guillaume e Jose de Dome, pintores que viviam lá e que eu freqüentava. Ela era uma mulher mto feia e estranha, mas tinha um ar doce. Mottinha era uma figura, baixinho , sacana, ficava querendo nos seduzir- as moças.
Viajamos juntas uma vez com Sérgio Braga,uma viagem pela costa, fizemos pelo litoral de C Frio até Niterói. Nunca esqueci.
Bom lembrar. Abs, Laura

31 março, 2007 18:04  
Anonymous Anônimo said...

Na década de "60" Djanira fez 25 gravuras idênticas e númeradas com o nome de "Permuta I" para a emprêsa Vulcan Material Plástico.Foi uma encomenda da diretoria da emprêsa para presentear estrangeiros.Na época eu era secretária e fiquei com algumas que sobraram.Tenho a de "nr. 1/25" e outra que está com minha irmã que não recordo o nr.Nunca a conheci mas recordo que as gravuras foram encomendadas na cidade de Embú.Só fui saber quem era Djanira quando ela faleceu, mas guardo sua pintura porque realmente é linda.

03 junho, 2008 00:29  

Postar um comentário

<< Home

Free Web Hit Counters
Free Counters