quinta-feira, outubro 11, 2007

Doris Lessing, Nobel de Literatura 2007


A Academia Sueca concedeu na quinta-feira o Prêmio Nobel de Literatura à romancista britânica Doris Lessing. A seguir, veja alguns fatos sobre a escritora.

Primeiros anos
Lessing (batizada como Doris May Tayler) nasceu na Pérsia (atual Irã) em 22 de outubro de 1919, mas foi criada na Rodésia do Sul (atual Zimbábue). Aos sete anos, foi mandada para um colégio interno, mas mais tarde foi transferida para uma escola para meninas de Salisbury (hoje Harare, capital do Zimbábue).
Aos 30 anos, mudou-se para a Grã-Bretanha, levando consigo o manuscrito de seuAdicionar imagem primeiro romance, "The Grass is Singing", sobre o relacionamento da mulher de um fazendeiro branco com sua criada negra, que se tornou sucesso imediato na Europa e nos Estados Unidos.
Seus contos e histórias ambientados na África, publicados durante a década de 1950 e começo da de 60, denunciam a miséria imposta aos negros pelo colonialismo e expõem a esterilidade da cultura branca no sul da África.
Em 1956, em resposta às manifestações de Lessing, a Rodésia do Sul e a África do Sul declararam-na persona non grata.

Coragem política
Lessing é considerada uma das principais escritoras do inglês no pós-guerra. Seus romances, contos e ensaios abordam várias questões do século 20, como raça, gênero (o que a fez ser "adotada" pelo movimento feminista) e o papel da família e do indivíduo na sociedade, tratado nas suas obras de ficção espacial do final da década de 1970 e começo da de 80.
Em "The Wind Blows Away Our Words" (1987), Lessing ataca o que julgava ser a indiferença do Ocidente em relação à guerra no Afeganistão, então sob ocupação soviética. Na obra, ela descreve uma viagem que fizera em 1986 a campos de refugiados afegãos no Paquistão.

Romances Recentes
Em "A Terrorista", de 1985, ela volta à arena política com a história de um grupo de ativistas políticos que ocupa um imóvel em Londres. O livro lhe valeu o prêmio literário WH Smith.
"O Quinto Filho" (1988) também trata da alienação e dos perigos inerentes a um grupo social fechado.
Mais recentemente, Lessing escreveu "The Grandmothers" (2003), que reúne quatro histórias sobre uma família pouco convencional, e "Time Bites" (2004), seleção de ensaios baseados em suas experiências pessoais. Seu último romance é "The Cleft" (2007).

Em 1999, recebeu da rainha Elizabeth 2a o título de "Companion of Honour" (companheira de honra).

1 Comments:

Blogger Sonia Sant'Anna said...

REpetindo meu cmentário lá no Mundo de K mundodek.blogspot.com/:

"Dos livros de Doris Lessing um dos que mais gostei, embora me tenha causado grande desconforto, foi "O quarto 19". Excelente autora, mas quem quiser apenas passa-tempo e diversão que fique longe. Outro livro terrível dela (cujo título não lembro agora e estou com preguiça de procurar na estante) lidava com o envelhecimento degradante - assustador para quem tem minha idade, mas impossível interromper a leitura fascinante."
Em tempo: o título é O diário de umaboa vizinha

18 outubro, 2007 21:29  

Postar um comentário

<< Home

Free Web Hit Counters
Free Counters