domingo, fevereiro 10, 2008

O Despertar


Kate Chopin

Li, há algumas semanas, esta novela de Kate Chopin, O DESPERTAR. Até então, só tinha lido um conto de Chopin, The Storm, fazia parte daquele livro Erotic Stories by Women, falei dele aqui.

O Despertar é a história de Edna Pontellier , uma mulher casada, mãe de dois filhos, e a descoberta de si mesma
através de uma paixão 'proibida' na sociedade da época que tinha a mulher mais como um ornamento do que como um ser humano. O livro mais conhecido de Kate Chopin trouxe-lhe muitos dissabores, tantos que ela não escreveu mais nada depois dele. Hoje ainda é muito lido é discutido nos Estados Unidos, sobretudo em meio de grupos feministas.

Um dos personagens secundários mais importantes desta novela é Mademoiselle Reisz por ser uma das que mais influencia Edna nas suas buscas. Reisz é exímia pianista, solteira e mal humorada, não suporta aquela sociedade e não faz de conta, o que importa para ela e sua arte. Ele adverte, entretanto, um verdadeiro artista tem que ser corajoso e ter uma alma desafiadora. Edna quer ser pintora, isto é perfeitamente aceitável pelo marido e pela sociedade, desde que a mulher não negligencie o seu papel de mãe e esposa. Adèle Ratignolle é a personagem que melhor representa a mulher ideal da época, tem talento musical e o usa para entreter a família e amigos, adora o marido, os filhos, é desinibida, inteligente. É amiga de Edna e preocupa-se com as transformações que percebe no comportamento desta, sabe que aquilo pode levar a uma fatalidade.

Robert Lebrun é um rapaz de 26 anos por quem Edna se apaixona, ele corresponde, mas sente que pode causar mais mal do que bem a Edna nesta sociedade onde a mulher não tem quase nenhum poder sobre sua existência.

Leila M. Silva Terlinchamp - Cadernos da Bélgica.

Marcadores: ,

1 Comments:

Blogger Rocio said...

Gostaria muito de ler esses livros a verdade, mas eu estou com um problema de visão, ea verdade neste momento eu não posso, você pode precisar de ver um médico e comprar meus óculos em eotica.

13 março, 2013 11:18  

Postar um comentário

<< Home

Free Web Hit Counters
Free Counters