sexta-feira, dezembro 01, 2006

A Presidência Lula - Passos e Tropeços

Lula - A presidência - Passos e Tropeços
Lincoln de Abreu Penna


Imprimatur

Leveza da escrita e estilo elegante associados à tomadas de posições corajosas e a conteúdo perenemente crítico são qualidades raras e sempre reunidas nos textos do historiador Lincoln de Abreu Penna. O livro que acabo de ler, intitulado Lula - A presidência - Passos e tropeços, não se constitui numa exceção, e sim na confirmação das citadas qualidades de seu autor; qualidades que tipificam a sua já quantitativa e qualitativa produção. O livro foi composto com um conjunto de artigos que foram escritos no calor da hora e que vão formando um painel que põe a desnudo o caráter simplista das explicações dominantes em voga.
O que no substancial diferencia o livro sobre o governo Lula escrito por Lincoln, da maior parte dos outros que sobre o assunto foram ou vem sendo publicados é o método que informa a sua elaboração. Método que implica em não escamotear que a sociedade capitalista está cindida em classes sociais, mas ao contrário, pela introdução desta variável pensar as relações políticas não como um mero jogo de fofocas, “modernidades neoliberais”, e complôs palacianos, coisa tão ao gosto da grande imprensa, mas alicerçadas, em última instância, nos chamados interesses materiais. É com base nesses princípios metodológicos que o autor faz um estudo objetivo do governo Lula, ou seja: análise concreta de uma situação concreta.
Quando falamos em estudo objetivo não estamos querendo fazer de “objetividade” sinônimo de neutralidade. O texto de Lincoln não é neutro, ao contrário, é marcado pela paixão pelo nacional e de preocupações pelo destino dos homens pobres de nossa terra, sejam vendedores de força de trabalho, bóias-frias, membros do exército industrial da reserva ou de toda uma gama de brasileiros que, excluídos e sem destino, vagueiam nas cidades e nos mais recônditos lugarejos de nossa hinterlândia.
Concernente com o dito, na medida que se avança na leitura do livro a linguagem vai mudando de tom, começa esperançosa e com o desenrolar dos acontecimentos a indignação do autor vai surgindo e crescendo. Pode-se considerar que na avaliação de Lincoln, o presidente Lula, como se fora um malabarista circense, procura equilibrar-se – na medida em que isso é possível - entre as duas oposições que o cercam: uma de direita e a outra de esquerda. A primeira cobra com fúria o apoio eleitoral que lhe deu, exigindo a obtenção de seguidos privilégios espoliativos, no sentido de arrombar mais e mais os magríssimos bolsos dos trabalhadores. A segunda, cobra do presidente coerência com as bandeiras históricas do petismo.
A questão democrática é uma das pedras angulares do livro, que está repleto de oportunos questionamentos a respeito. Sempre defendendo o Estado Democrático de Direito, Lincoln constantemente argumenta em favor da democracia social, “da democracia de massas, socialmente justa e distributiva” (p. 46).
Juntamente com a problematização da democracia, a trilogia desigualdade, violência e corrupção dão as diretrizes da temática tratada. Em decorrência, um conjunto de questões vai surgindo, envolvendo: ética e corporativismo, a confraria, o mensalão, o caixa 2, as CPIs, o vale tudo eleitoral, a relação representantes e representados, e muitas outras.
Em suma, A presidência Lula passos e tropeços é um livro inquietante e oportuno, de leitura obrigatória para todos os que queiram ter um fecundo manancial para refletir sobre a realidade política brasileira na primeira década do novo milênio.

Aluízio Alves Filho – Revista Achegas

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

O livro está tendo sucesso aqui no Rio de Janeiro. Ótima iniciativa de Lincoln Penna, a de mostras os passos e tropeços de Lula, nesse momento que todos parecem estar cegos.

06 dezembro, 2006 08:25  

Postar um comentário

<< Home

Free Web Hit Counters
Free Counters