segunda-feira, agosto 06, 2007

Mario Zanini

Parque D Pedro II - 1958

Regata no Tietê - 1965

Mário Zanini (São Paulo, 1907 – São Paulo, 1971) era filho de italianos, fez curso de pintura na Escola Profissional Masculina do Brás e o curso noturno do Liceu de Artes e Ofícios. Foi letrista da Cia. Antártica Paulista. Fez sua primeira paisagem em 1923.
Foi amigo de Alfredo Volpi (seu vizinho no Cambuci) e trabalhou com Francisco Rebolo Gonzales. Mudou-se para o Palacete Santa Helena, onde Rebolo já estava com seu ateliê instalado. Dividiu o aluguel de sua sala com Manoel Martins e Graciano fazendo, assim, surgir aos poucos o Grupo Santa Helena, núcleo da futura Família Artística Paulista.
Em Itanhaém, cidade já comentada por seu amigo Volpi, inicia sua série de marinhas.
Zanini participou de poucas individuais; mas foi nas coletivas que suas obras confirmavam suas presenças.
Depois de sua morte, a Opus Galeria de Arte realizou uma retrospectiva, reunindo 39 obras pertencentes a colecionadores e amigos. No mesmo ano, a família do artista doou ao MAC-USP 108 obras de diversas fases da vida de Zanini, incluindo pinturas, gravuras, desenhos e cerâmicas.
Mesmo havendo semelhanças de suas obras com as de Rebolo, Volpi, entre outros, Zanini se difere dos outros artistas por seu colorido intenso e profundo.

2 Comments:

Blogger Nina said...

cadê vc????????

07 agosto, 2007 12:56  
Blogger Alma said...

Muito bonito mesmo!
Parabéns.

30 agosto, 2007 02:46  

Postar um comentário

<< Home

Free Web Hit Counters
Free Counters