sexta-feira, setembro 15, 2006

A história do governo Lula em charges


E agora Lula?
Márcio Malta ( Nico
)

Ed Marimba

A última pesquisa do instituto Datafolha indica vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno da disputa presidencial, com 51% das intenções de voto. O chargista Nico não poderia ter escolhido melhor hora para lançar o livro de charges "E agora, Lula? Charges do desastrado governo" (Marimba, R$ 12). A pergunta que dá nome à obra é feliz porque soa ambígua. Ao mesmo que recupera, em desenhos, como foram os últimos quatro anos de Lula, provoca o presidente sobre como seria em eventual segundo mandato.
A obra mistura trabalhos inéditos com outros, já publicados no jornal "Pasquim 21". Como toda boa charge, usa o humor para dar o tom da crítica. Crítica que não falta nas 40 páginas do livro. Além dos desenhos, Nico compilou frases do presidente Lula, ditas ao longo deste mandato. Chamou de "Guia de Frases Besteirol do Presidente Lula"
O carioca Márcio Malta, o Nico (o apelido o acompanha desde a infância), não esconde a frustração em relação ao Partido dos Trabalhadores. Foi militante de 2000 a 2003. Abandonou o barco e migrou para o PSOL, do qual é um dos fundadores. A política o acompanha na vida, nas imagens e nas letras também. Ele termina um mestrado em Ciência Política na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estuda a figura do Jeca Tatu, do histórico cartunista J. Carlos. Analisa obras de 1919 a 1960.

O lançamento do livro se dará nessa quinta feira, dia 21/9 na Livraria Espaço Cultural, pátio do IFCS/UFRJ, Largo de São Francisco, Centro, 1 - Rio de Janeiro/RJ, juntamente com "A Presidência Lula - Passos e Tropeços" do historiador Lincoln de Abreu Penna.

Paulo Ramos – Blog dos quadrinhos

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Imprescíndivel o trabalho do chargista no combate aos corruptos. Bacana a iniciativa.

17 setembro, 2006 09:55  
Anonymous Anônimo said...

Nico tem um traço firme e original. É um livrinho para ler e guardar... para rir e rir, que é melhor do que chorar com as falcatruas que andam acontecendo por ai.

23 setembro, 2006 22:45  

Postar um comentário

<< Home

Free Web Hit Counters
Free Counters