José Pancetti
JOSÉ PANCETTI
marinheiro, pintor e poeta
(1902-1958)
Textos: José Roberto Teixeira Leite, Max Perlingeiro, Quirino Campo Fiorito, Flavio de Aquino e Mario Barata.
Edições Pinakotheke
RJ - Brasil.
O livro abrange o período inicial do artista, em 1933, até sua morte, em 1958 e mostra seu trabalho ligado ao mar e sua vida de marinheiro. Muitas das obras estão aqui reproduzidas pela primeira vez e o livro é organizado tematicamente e em ordem cronológica em 6 partes: retratos, naturezas mortas, paisagens e marinhas do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Paisagens de Minas Gerais.
Teixeira Leite comenta: “Não foi Pancetti um intelectual, não bebeu nos livros sua sabedoria – que era exclusivamente pictórica, adquirida a duras penas na prática, descontado o breve e irregular aprendizado no Núcleo Bernardelli. Seu mundo de idéias plasmou-se por sua vez na escola da vida, amadurecido pela infância infeliz, pela adolescência errática, na luta constante contra a doença, nas incontáveis paixões, somando-se a tudo isso uma personalidade por índole romântica e arrebatada, que longos anos de Marinha não disciplinaram de todo. Disciplinada foi, isso sim, sua pintura, para a qual sempre encontrou a composição sintética, o tom exato, a emoção contida”.
Giuseppe Gianinni Pancetti (Campinas SP 1902 - Rio de Janeiro RJ 1958). Pintor. Muda-se para a Itália em 1913. Em 1919, ingressa na Marinha Mercante italiana e viaja por três meses pelo Mediterrâneo. Em 1920, de volta para o Brasil, executa diversos ofícios; trabalhando em fábrica de tecidos, como ourives e garçom, entre outros. Conhece o pintor Adolfo Fonzari (1880-1959) e auxilia-o na pintura decorativa de uma residência. Em 1922, alista-se na Marinha de Guerra brasileira, onde trabalha por mais de vinte anos. Em 1933 ingressa no Núcleo Bernardelli e recebe orientação de Manoel Santiago (1897-1987), Edson Motta (1910-1981), Rescála (1910-1986) e principalmente do pintor polonês Bruno Lechowski (1887-1941). Participa das exposições do Salão Nacional de Belas Artes, sendo premiado em várias edições. É considerado um dos principais pintores de marinhas do país.
Vera do Val - Rose Rose Rosebud
Fonte: Itaú Cultural
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home