segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Impératrice de Chine


Impératrice de Chine
Pearl Buck
Le livre de Poche

Impératrice de Chine é um romance histórico que trata da vida de Tzu Hsi, uma mulher que ficou no poder, na China, por quarenta e sete anos, de 1861 até 1908, ano de sua morte. Venerada por alguns e odiada por outros.

Tzu Hsi foi escolhida, dentre inúmeras meninas manchus, como concubina para o imperador Xianfeng. Em 1856 Tzu Hsi deu à luz o único herdeiro de sexo masculino do Imperador e foi, por isso, elevada à categoria de Consorte Imperial Yi. O Imperador Xianfeng morreu em 1861, o príncipe herdeiro tinha apenas cinco anos, assim Tzu Hsi começou a reinar e só deixou a cidade proibida e o poder por um curto período, deixando os negócios de estado a cargo de seu filho. Afirmam, entretanto, que ela nunca esteve, de fato, afastada do poder, seus espiões eunucos traziam-lhe todas as informações. Seu filho, o imperador Tongzhi, morreu muito cedo, aos 19 anos e Tzu Hsi voltou a ocupar o trono. Não sem violar algumas das leis de sucessão segundo alguns historiadores. Impératrice de Chine narra a história de Tzu Hsi até pouco antes de sua morte.

A autora, Pearl S. Buck, nasceu em 1892 em Hillsboro, West Virginia. Filha de dois missionários cristãos, foi para a China quando tinha três meses de idade, os pais tinham sido enviados numa missão. Assim Pearl Buck cresceu na China, só voltou para os Estados Unidos para freqüentar o Randolph-Macon Woman’s College em Lynchburg, Virginia. Saiu-se muito bem nos estudos, mas não se sentia em casa nos Estados Unidos e preferiu voltar para a China depois de formada.
Em 1931 publicou The Good Earth, pelo qual recebeu o prêmio Pulitzer em 1932, em 1938 recebeu o prêmio Nobel de literatura. Morreu em 1973.
Leila S. Terlinchamp - Cadernos da Bélgica

Marcadores: ,

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Conheci Pearl Buk lá pelos meus 20 anos. Li Mulher Imperial nessa época, em uma edição dos anos 50, livro herdado de uma tia. Reli anos depois tb.Foi um despertar para a historia chinesa. Maravilhosa. Ainda tenho o livro, da Melhoramentos.
Beijão Leiloca.

14 fevereiro, 2007 11:41  
Anonymous Anônimo said...

Li muito Pearl Buck na minha adolescência e juventudo. Depois parece que saiu de moda (engraçado literatura seguir moda). Mas este não lembro de ter lido.

14 fevereiro, 2007 14:48  

Postar um comentário

<< Home

Free Web Hit Counters
Free Counters